Notícia - Hidroterapia e Pilates : Aliados do bem... Hidroterapia e Pilates : Aliados do bem...

A reabilitação física de hoje, conta com dois aliados insuperáveis: a Hidroterapia e o Pilates. Duas ferramentas largamente utilizadas separadamente, mas que os estudos científicos atuais juntaram para acelerar o processo de recuperação daqueles que sofrem ou já sofreram com as dores.

A Hidroterapia é um recurso fisioterapêutico que utiliza os efeitos fisiológicos decorrentes da imersão em água aquecida como recurso auxiliar da reabilitação ou na prevenção de alterações funcionais, onde a flutuação e a viscosidade da água proporcionam facilitação ou resistência aos movimentos, dependendo dos objetivos terapêuticos. Podemos utilizar ou não acessórios como pranchas, cama elástica, step, bicicletas, flutuadores de pernas e braços, bastões, esteiras e outros, dependendo da fase de trabalho em que o paciente se encontre.

Quanto aos benefícios do Pilates, o método proporciona ao seu praticante o fortalecimento do corpo, especialmente da musculatura abdominal, alonga e dá flexibilidade, desenvolve a consciência corporal e melhora a coordenação motora. Ajuda a descomprimir lesões na coluna, preparar áreas enfraquecidas para a reabilitação, aliviar dores crônicas, melhorar a postura. Todos estes benefícios estão relacionados ao trabalho de exercícios que se baseiam em força e mobilidade desenvolvendo e estimulando a consciência corporal através de seus princípios: concentração, respiração, controle, precisão, fluidez de movimento e ritmo.

No Pilates o aluno é estimulado a perceber seu corpo, e descobre como usá-lo corretamente. Segundo ABP (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PILATES) a medida que esta consciência é adquirida sua postura melhora, seus músculos adquirem maior tonicidade, as articulações ficam mais flexíveis, permitindo ao corpo uma postura mais ereta e alongada. A técnica proporciona o alinhamento dos pontos principais da coluna vertebral – respeita curvaturas fisiológicas, o que provoca um auto-crescimento. Resultando em alongamento muscular, vigor do corpo e melhora da auto-estima.

Fazendo uso dessas técnicas a Acquacenter Terapia, mais uma vez, com a formação atualizada de seus profissionais fisioterapeutas e educadores físicos, vai em busca da qualidade do atendimento de seus pacientes, oferecendo trabalho qualificado para a recepção e tratamento daqueles que nos procuram com queixas de dores agudas ou crônicas, de coluna ou de outros segmentos, onde, após avaliação terapêutica inicial são encaminhados para a terapia mais adequada.

No caso das dores na coluna, o mesmo é encaminhado para a hidroterapia individual, onde recebe atendimento personalizado, com manobras manuais mio faciais subaquáticas que amenizarão as dores para que o paciente possa evoluir para os exercícios terapêuticos mais indicados para o seu caso, enquanto recebe orientações sobre postura e cuidados com a coluna nas suas atividades de vida diária. Durante os exercícios terapêuticos são utilizadas técnicas de estabilização dos segmentos (cervical, escapular, lombar) para que possa se manter bem fora da água.

Com os resultados positivos obtidos esse paciente também evoluirá para a estabilização contra a gravidade, ou seja, no solo (pré-Pilates), Pilates. Com o acompanhamento constante dos profissionais da Acquacenter Terapia, muitos pacientes levam uma vida muito próxima do normal sem crises de dores de coluna, e muitas vezes, são descartados casos cirúrgicos ! Dois procedimentos aprovados pelos médicos..

Dra. Bernadete Alves – Crefito 14.892-F

Profª Michelle B. Dias Imperato – CREF 50.485- G.SP

Confira as fotos

Hidroterapia







Pilates






 
« Índice de notícias