Notícia - 01/10/2015 - Segurança na água: Acqua Center promove aulas de conscientização 01/10/2015 - Segurança na água: Acqua Center promove aulas de conscientização

Além de ensinar a nadar, a coordenação da ACQUA CENTER se preocupa em fazer esta campanha, envolvendo todos os professores de natação, seus alunos e pais, alertando para os perigos e possíveis acidentes. O lema é: Vamos evitar os afogamentos e acidentes dentro da água!

“Com a chegada do verão, as crianças se aventuram em locais com água, muitas vezes inadequados para banho, e com isso arriscam a própria vida. Nosso trabalho é de conscientização às crianças e alerta aos perigos. Com figuras ilustrativas, batemos um papo com todos, criando situações onde cada um tem uma experiência para contar, e assim mostramos desde a forma correta de entrar numa piscina onde não conhecemos, cuidado ao correr em volta dela, problemas que podem causar ao empurrar e afundar o amigo, pular sem ver quem está embaixo e orientá-los ao comer alimentos leves antes de nadar para não se sentir mal.

Mostramos a importância de sempre ter um adulto presente em qualquer situação.

- No mar, o perigo da correnteza, bancos de areia, e lembrar sempre em procurar um local com salva vidas próximo.

- Evitar entrar em locais que não enxergamos o fundo, como rios, lagos e represas, pois corremos o risco de ficarmos presos no lodo, galhos de árvores; de machucar ao mergulhar e bater nas pedras, cacos de vidro, latas enferrujadas, etc.

- Aprenda a nadar e dê este presente para o seu filho, a oportunidade de aprender a nadar corretamente em uma escola de natação!

5 dicas importantes que auxiliam atingir mais de 95% de segurança contra afogamentos em piscinas. (Sobrasa).

- Atenção 100% no seu filho(a) a distância de um braço, mesmo na presença de um guarda-vidas.

- Guarda-vidas certificado por entidade reconhecida pela Sobrasa para cada piscina devidamente equipado com seu flutuador de resgate ou um professor de natação com treinamento em emergências aquáticas durante o horário de aula. (Não se aplica a piscinas residenciais)

- Urgência - Aprenda como agir em emergências aquáticas. O uso de cilindro de oxigênio é restrito ao guarda-vidas e deve estar em local visível e a disposição na área da piscina.

- Acesso restrito a(s) piscina(s) com uso de grades ou cercas transparentes com portões
auto-travantes a uma altura que impeça crianças de entrar no recinto da piscina sem um adulto.

- Sucção de cabelo e partes do corpo deve ser evitado com uso de ralo(s) anti-aprisionamento, redução da sucção por ralo e precauções de desligamento do funcionamento da bomba.

Confira as fotos abaixo

Clique na foto para ampliar



 
« Índice de notícias