Notícia - 13/10/2009 - Musculação: O que é? Qual a importância? 13/10/2009 - Musculação: O que é? Qual a importância?

A história da musculação é muito antiga, existem relatos históricos que nos descrevem a prática da ginástica com pesos desde o tempo da antiga Grécia por ocasião dos primeiros Jogos Olímpicos. Existem esculturas gregas datadas de 400 anos a.C. que mostram as formas harmoniosas de mulheres, que nos levam a crer a preocupação estética da época e que está de acordo com os escritos de seus filósofos.

Alem disso, existem relatos de esquemas de treinamento, aonde há uma famosa história de um homem chamado Milos, que viveu na Itália na época de 500 a 580 a.C., que era atleta. Milos preconizava o método de treinamento de musculação mais antigo conhecido da humanidade e utilizado até hoje, que é o aumento progressivo da carga utilizada. Esse método de treinamento é enfatizado, pois seu treino era correr com um bezerro nas costas e conforme o bezerro crescia maior sobrecarga ocorria e mais sua força era empreendida para vencer essa carga e resultava no aumento da força do atleta. O nome da cidade italiana Milão é uma homenagem a esse grande atleta. Milos morreu devorado por lobos.

Hoje em dia a musculação não tem como objetivo apenas formar atletas de grande performance, mas sim de melhorar a qualidade de vida das pessoas, estejam elas em qualquer segmento profissional.

Com a maior difusão dos benefícios da musculação sobre os meios de comunicação, ela começou a ter melhor aceitação pelo público em geral, procurando os benefícios dessa atividade, e adicionando em seu cotidiano para levar uma vida com mais qualidade. Dentro desses benefícios citaremos alguns:

- Aumentar a massa muscular e a força: O treinamento com pesos estimula a produção de proteínas musculares(actina e miosina), assim formando músculos mais fortes e maiores. Desse modo o aspecto estético também é alcançado, pois a musculatura fica mais tonificada e definida, que é o objetivo de muitos dos praticantes da musculação.

- Fortalecer ligamentos e tendões: O treinamento com pesos aumenta a estabilidade de articulações, fortalece os ligamentos e os tendões fazendo com que aumente a produção do colágeno, aumentando a força estrutural, evitando assim muitas lesões e inflamações que freqüentemente ocorrem nessas partes do corpo.

- Evita a perda de massa: Com o passar da idade a massa muscular e a força tendem a diminuir. Essa perda muscular ocorre primeiramente nas fibras de contração rápida, que no caso são as mais recrutadas no treinamento com pesos. Desse modo à musculação ajuda na prevenção da perda de massa e de força.

- Aumentar a densidade óssea: Estudos mostram que os ossos submetidos a treinamento com pesos apresentam maior conteúdo de minerais. Esse tipo de estudo conclui que a musculação reduz o risco de osteoporose e fraturas ósseas, tornando os ossos mais fortes e resistentes.

- Reduzir gordura corporal: O treinamento com pesos pode ajudar na perda de gordura corporal nos períodos de descanso, pelo aumento da taxa metabólica devido ao ganho de massa muscular, aumentando a quantidade de calorias gastas por dia.

- Diminuir a pressão sangüínea: A musculação tem mostrado diminuir a pressão sistólica e diastólica. Esta diminuição é otimizada se combinada com exercícios aeróbios.

- Redução de lesões: Com o fortalecimento de ossos, ligamentos, músculos, articulações e tendões o risco de lesões diminui. Um corpo mais forte é capaz de resistir melhor a um impacto causado por exemplo, por um salto, uma corrida ou até mesmo por algum acidente.

Diante de alguns dos benefícios citados acima, é de extrema importância participar de um plano de treinamento com pesos, seja ele para qualquer tipo de objetivo.

Professor: André Luiz da Silva Cref: SP-058079/G

 
« Índice de notícias